terça-feira, 8 de maio de 2012

MACADÂMIA, UM CAPRICHO DA NATUREZA
A intensa geada de 1994 provocou forte impacto econômico na cafeicultura e arrasou a plantação de café do sitio Kobiraki, em Uraí, região Norte do Paraná. Sem muita alternativa, a família comprou algumas mudas de macadâmia da CODAPAR e a noz de origem australiana, que chegou ao Brasil na década de 60, foi plantada em 36,3 hectares. A vantagem, explica Marcelo, da terceira geração dos Kobiraki, "é que a macadâmia não exige redução de área sendo viável consorciada com o café".
A planta leva cinco anos para produzir e, em 2004, Kobiraki obteve registro para a comercialização in natura, mas, sem retorno, partiu para o processamento. "Faltava a parte de administração, planejamento, conhecimento para formação de preços e no processamento", explica Marcelo.
Aprendeu a direcionar a produção de acordo com o mercado e a gerenciá-la. "Passei a planejar pra não ficar sem produção. Hoje, apesar da safra ser de janeiro a abril, tenho produto pra processar o ano inteiro".
Primeiro, ele partiu para a venda a granel, não deu muito certo. Depois embalou com marca própria, a Kisaki (Ohkisaki significa rainha em japonês, a marca Kisaki é em função do título de rainha das nozes dado a macadâmia). "Por ser desidratada, ela mantém as propriedades que são benéficas à saúde", afirma Marcelo.
NOZ MACADÂMIA




Como são as árvores da Macadâmia?

As árvores de Macadâmia podem alcançar em média 11 metros de altura. Quando adultas, aos 20 anos, chegam a produzir até 20kg / árvore / ano.

Onde se planta Macadâmia?

Macadâmia é uma planta originária da Austrália. A Austrália é o maior produtor mundial, seguido pelo Hawaii, África do Sul, Kenya, Costa Rica, Guatemala, Brasil, Malawi, e Zimbabwe.

Como são colhidas as Macadâmias?

Macadâmias são colhidas no chão, após caírem das árvores (caem quando maduras). A colheita pode ser realizada mecânica ou manualmente.

Por que a Macadâmia é uma noz cara?

Além de um longo tempo para produção , a Macadâmia possui em torno de 70% de casca, o que reduz bastante o volume de amendoas obtido. Isto torna seu custo de produção elevado. Além de serem muito mais saborosas.

Macadâmias engordam?

Embora tenha alto teor de óleo, em torno de 80%, este é constituído de gorduras monoinsaturadas, as quais reduzem os riscos de doenças cardíacas. Comendo Macadâmia de forma moderada, não há ganho de peso, mas sim benefícios cientificamente comprovados para a saúde.

Macadâmia tem colesterol?

Não. Como todo e qualquer produto de origem vegetal , a macadamia não possui colesterol. Inclusive, estudos demonstraram que o consumo de pequenas quantidades de macadamia diariamente, reduziram o colesterol ruim (LDL) sem afetar os níveis do colesterol bom (HDL).

Onde é possível plantar Macadâmia?

Macadâmia pode ser plantada em locais onde não ocorra geada, e as temperaturas estejam entre 6 e 28ºC. Locais com baixa umidade relativa do ar, e baixos s pluviométricos (menores que 1.500mm), devem ser evitados. Áreas sujeitas a encharcamento não devem ser ocupadas com Macadâmia.

Onde comprar mudas?

A Tribeca produz mudas de Macadâmia de altíssimo padrão de qualidade. além de orientar no planejamento para a implantação de seu pomar.

Qual o tamanho mínimo de um pomar?

Não existe tamanho mínimo para a implantação de um pomar de Macadâmia. O que determina o tamanho é a capacidade de investimento do empreendedor, sua localização geográfica e sua expectativa de receita. 59% dos pomares australianos têm entre 0 e 10 ha.


INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Para 25g de amêndoas
Quantidade por porção
%VD(*)
Valor Energético182Kcal9%
Carboidratos2.7g1%
Proteínas2.1g3%
Gorduras Totais18.7g34%
Gorduras Saturadas2.8g13%
Gordura TransND**-
Fibra Alimentar1.8g7%
Cálcio17.8mg2%
Ferro0.9mg7%
Sódio39.8mg2%
(*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000Kcal, ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. **Não detectado. Não contém glúten.


Fonte: www.adegadoc.com.br